20/08/2020
por Silvia Gonçalves Conway
Psicóloga do Sono
Sócia Fundadora da AkasA Formação & Conhecimento

AkasA – Akāsha
AkasA foi inspirado no termo sânscrito Ākāśa ou Akāsha, que remete ao princípio original, de onde derivariam os demais elementos, como terra, ar, água e fogo. Seria o elemento primordial, que congrega as partículas elementares contidas no sol e na lua; na luz, nas estrelas; no fogo e no ar. Assim, tudo nasce, se expressa e cresce através de Akāsha. Os relacionamentos acontecem através de Akāsha, assim como o contentamento. Até mesmo o que ainda não existe, só pode existir por e através de Akāsha.

Portanto, Akāsha não tem matéria, é substancia sutil que permeia tudo. Todo ser é guiado pela busca interna de compreender Akāsha em vida, seja essa meta consciente ou não.

A apreensão de Akāsha acontece a partir de três qualidades ou modalidades de consciência que transitam da consciência menor, apreendida pelos sentidos ou cognição até a consciência mais ampla, que transcende a esfera dos sentidos, do corpo e da mente humana, alcançando níveis mais elevados, cuja característica é uma qualidade mental de alta concentração, onipresente, ilimitada e imperecível, manifestando a prosperidade e glória como qualidades visíveis de sua natureza.

Quanto mais consciente, maior será o cuidado e meticulosidade da busca, maior será a permeabilidade das palavras de um mestre, pois toda transmissão acontece por meio de Akāsha. Quanto mais se atinge a compreensão interna de Akāsha em si, maior a realização, maior o brilho da Consciência, mais se vê o reflexo de si em tudo, maior será o estado de contentamento, pois mais livre e fluido será o ser, liberto da escravidão mental e das necessidades ou desejos egocentrados.

A permeabilidade de Akāsha purifica o interno. A purificação favorece a transcendência da matéria e o alcance da Luz da Consciência, aquilo que os indianos denominam como Brahman. Nesse estado, adquire-se a compreensão de si como parte do todo. A apreensão da dimensão Akāsha é a ponte para a compreensão e experiencia de Brahman, o acesso a realidade viva, a compreensão de si e de tudo como reflexo do todo. É o conhecimento da natureza viva elementar presente em tudo e todos, dando vida e criando vida. A natureza desse estado existencial mais amplo e elevado é livre da culpa, livre das necessidades corpóreas, como a fome e a sede, livre do sofrimento e da dor, com desejos e volições verdadeiras. A expressão da Vida a serviço de si é, portanto, livre da ideia de morte como finitude ou fracasso.

Akāsha foi o nome que escolhemos para traduzir nosso anseio de transcender o corpo e os sentidos, compreender e domar os desejos do ego e tudo que entorpece a visão, inebria e encobre a realidade viva e essencial da existência. Nosso propósito é auxiliar o buscador do autoconhecimento a atingir essa esfera de existência sutil, sem som, sem toque, não afetada pelos defeitos do corpo ou dos sentidos, alçando a Consciência Maior, o estado de Benção, plenitude e bem-aventurança.

  1. The Chandogyaopanishad – a treatise on Vendanta Philosophy with Shankara Bhashya. Translated to English by Ganath Jha. Poona: Oriental Book Agency, 1942.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *